Daniel Chicote - Fotografia e Marketing

DANIEL CHICOTE

Senior Marketing Professional

Senior Executive in Marketing and Product Development | Specialist in Growth, Digital Transformation, and Artificial Intelligence | Leader of Multidisciplinary Teams

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Resumo do Background Educacional & Profissional
  • Profissional com mais de 20 anos de experiência anos de experiência na área de Marketing, Produto e Comunicação/Publicidade, com carreira construída em corporações multinacionais e gigantes do mercado Automotivo, Comunicação e Telecom no Brasil.
  • Alta habilidade de relacionamento para desenvolvimento de negócios, definindo e implementando estratégias e planejamento de ações comerciais e de marketing.
  • Expertise na gestão de projetos de estratégias de marketing, campanhas de lançamento de produto, e estratégias de vendas/comunicações para diversos mercados e países (LatAm, EUA e alguns países da Europa).
  • Habilidade na liderança/gestão e construção de equipes, com foco em comercialização, growth/aquisição de venda de projetos/produtos (e receitas de publicidade) para empresas B2B e para consumidor final B2C.
  • Alta capacidade cognitiva e analítica, com pensamento inovador, abertura a experimentação, Diplomático e pró-equipe, além de ser altamente um gestor que dá suporte ao time.
  • Cursando MBA em Gestão de Negócios Digitais, Business Inteligence e Inteligência Artificial, com Bacharelado em Publicidade, e Certificado de Finanças Corporativas, possuindo idiomas inglês e espanhol fluentes

SKILLS

Gestão de Equipes | Management 99%
Marketing | Fundamentos & Estratégias 97%
Planejamento | Comercial & Estratégico 90%
Comunicação 95%
Branded Content 93%
Marketing Digital 95%
Publicidade | Conceitos & Estratégias 95%
Ad Sales | B2B + B2C 94%
Social Media 91%
Business Intelligence 87%
Inteligência Artificial | (em estudos - MBA e demais cursos) 75%

Empresas & Trajetória Profissional 

Sem título (12)
Gerente de Marketing | Divisão Entretenimento - Abr/21 à Jan/24

Liderança de equipe multifuncional para comunicações estratégicas e aquisições de parceiros, incluindo Amazon Prime, Spotify e Disney+.

Destaques incluem reestruturação das campanhas de lançamento, impulsionando assinaturas de aplicativos, expansão da comunicação no Vivo App e atingimento antecipado das metas do Amazon Prime.

Além disso, liderou o lançamento de sete novos produtos, realizou o maior dia de vendas para Serviços Digitais e implementou mais de 22 acordos promocionais estratégicos, resultando em significativo aumento de receita e novos clientes.

Sem título (11)
Coordenador de Digital Ad Sales + Planner Sênior - Jun/19 à Jan/21

Desenvolvi estratégias de vendas para projetos online nas áreas de esporte, entretenimento e família, coordenando a implementação com líderes de cada setor.

Responsável pela comunicação com o departamento comercial, elaborei relatórios de  vendas e analisei negociações de projetos especiais, oferecendo suporte à equipe de vendas publicitárias.

Desenvolvi  estudos estratégicos de marketing para TV por assinatura e análise comparativa entre concorrentes.

Sem título (2)
Coordenador de Business Intelligence - Fev/18 à Nov/18

Desenvolvi metodologia para aprimorar o desempenho da força de vendas, conduzi estudos estratégicos do mercado de revistas impressas e supervisionei a implementação de dados no data warehouse, para alavancar as vendas dos serviços da companhia junto dos executivos de conta.

Destaques incluem o desenvolvimento de relatórios para aprimorar o desempenho de vendas, análise da participação de mercado e concorrência, e promoção efetiva de campanhas de anúncios no Facebook para clientes.

Sem título (1)
Gerente de Contas de Marketing e Vendas - Mar/17 à Jan/18

Contratado como PJ, destaquei-me na elaboração/desenvolvimento de novas oportunidades comerciais para TV e web para clientes, através de negociações e suporte a executivos, agências e produtores.

Coordenei produções comerciais, realizando pesquisas de mercado e contribuindo para a reestruturação do departamento comercial, aprimorando processos, relatórios gerenciais e criando novos formatos para a comercialização do espaço publicitário, resultando no aprimoramento do desempenho da equipe de vendas.

Sem título (8)
Coordenador de Marketing de Produtos - Mar/2009 à Ago/16

Com uma sólida trajetória profissional (e três promoções ao longo do tempo na empresa), destaco minha experiência liderando eficazmente a comunicação com o departamento comercial/produtos e a equipe de vendas, com a superação de metas anuais em 23%, no canal Viva.

Atuando como Especialista em Projetos Especiais de Conteúdo, fui presença senior marcante na formatação de projetos para renomados clientes, como Boticário, Mizuno, GE, Nike, Fiat, Natura, Heineken e outros,  tive o privilégio de criar programas de TV patrocinados do zero, demonstrando habilidades inovadoras e estratégicas, suportadas com pesquisas quantitativas e qualitativas, e com dados de softwares do Ibope.

Ao longo de todas as funções, destaco minhas conquistas, desde liderar equipes na superação de metas até o desenvolvimento de projetos inovadores, solidificando meu comprometimento com a excelência em todas as áreas de atuação.

Sem título (1)
Coordenador de Planejamento Estratégiico de Marketing - Fev/2006 à Fev/2009

Liderei a gestão de produtos e análise de conteúdo (para alavancar receita comercial) em departamentos variados, incluindo Jornalismo, Cidadania & Serviços, Educação e Negócios Multimídia.

Destaques incluem o desenvolvimento de propostas e rebranding de programas, estruturação de projetos televisivos, e criação de modelos para campanhas de mídia cruzada.

Tive destaques ao fornecer estudos estratégicos, treinar a equipe de vendas e desenvolver projetos de comunicação para programas de TV.

Sem título (10)
Executivo de Vendas + Coord. Marketing - Mar/2005 à Out/2005

Supervisionando equipe de 4 executivos responsáveis pelos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Fortaleza e Pará.

Habilidades destacadas incluem análise e negociação de projetos, implementação de estratégias de vendas para distribuidores, e análise de concorrência.

Realizei visitas estratégicas para avaliar potencial de mercado e estoque, enquanto coordenava eventos de grande porte, como a Automec.

Sem título (9)
Analista de Trade Marketing LatAm - Jan/18 à Jun/2004

Responsável por liderar o contato com as agências de publicidade e desenvolvendo campanhas promocionais para a América Latina e Europa.

Especializado em estratégias de vendas, coordenação de eventos de Trade Marketing, e criação de materiais promocionais e catálogos.

Destacou-se ao desenvolver estratégias de marca e e-commerce na América Latina, além de alcançar sucesso significativo com a promoção de vendas Bosch MotorSport, resultando em aumento nas vendas em todas as linhas de produtos.

IDIOMAS

Português | Nativo 100%
Inglês | Avançado 91%
Espanhol | Avançado (em estudos) 85%

FORTALEZAS

Destaco quatro forças que impulsionam a minha criatividade, minha habilidade de construir relacionamentos e minha capacidade de trabalhar de maneira independente buscando soluções para além do óbvio.

Pensamento Inovador

Prefiro evitar o caminho óbvio quando se trata de resolver problemas. Gosto de enxergar as coisas de maneiras diferentes, gerar ideias originais e encontrar novas soluções. Prefiro um ambiente em que o time possa ter liberdade de buscar soluções inovadoras e a ter rotinas muito rígidas.

Aberto à Experiência e Inovação

Imaginativo, e presto muita atenção em como as coisas estão/são e valorizo a diversidade, acolhendo as diferenças. Minha curiosidade, imaginação e adaptabilidade permite que eu me entusiasme no “novo” ao buscar soluções.

Diplomático & Parceiro

Cooperativo, tenho facilidade em me relacionar com as pessoas e bsuco uma vitória para todos os lados, construindo relacionamentos sólidos com todos os stakeholders, para que o objetivo proposto seja alcançado.

Suporte, Apoio ao Time

Me concentro em ouvir as opiniões dos outros e em fazer o bem todos. Por esse lado naturalmente solidário, consigo ser respeitado e tenho confiança dos meus pares e liderados, sem perder de vista os objetivos que necessitam ser alcançados

EDUCAÇÃO

2023/ 2025
Master em Gestão de Negócios Digitais, Business Inteligence & Inteligência Artificial
ESPM – São Paulo

2017
Fotografia Profissional 

Escola Panamericana de Arte e Design – São Paulo

2003
Bacharelado em Comunicação Social
UNIP – Campinas

1998
Técnico em Processamento de Dados 

Fundação Bradesco – Campinas

CERTIFICADOS PROFISSIONAIS

2024
AI Skills For Leaders
StartSe Tech University – São Paulo

2024
Data For Leaders
StartSe Tech University – São Paulo

2024
Certificado em Finanças Corporativas 

FGV – São Paulo

2021
Certificado em Marketing Digital Internacional

ESPM – São Paulo (+Digital Marketing Insitute – Irlanda)

2016
Certificado em Liderança Criativa 

Berlin School of Creative Leadership – São Paulo

2015
Certificado em Storytelling 

ESPM – São Paulo

2012
Comunicação Não Violenta

ESPM – São Paulo

2007
Certificado em Gestão do Conhecimento
ESPM – São Paulo